Nossa Escola



NOSSO PATRONO

PROFESSOR RUY VIRMOND MARQUES.
 O Patrono da Escola, Ruy Virmond Marques, nasceu no dia 01 de novembro de 1917 na cidade de Curitiba. Filho de Dr. Basílio Marques dos Santos e de Carolina Virmond Marques. Casou-se no dia 01 de fevereiro de 1940 com Narcisa  Marcondes Marques, na cidade de Guarapuava.  Fez o curso primário e o secundário no Colégio Parthenon Paranaense e no Instituto Santa Maria ( atual Colégio Santa Maria), em Curitiba.

 Em 1939, depois de haver cursado um ano a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, ingressou na Faculdade de Odontologia da mesma Universidade, cujo curso concluiu no ano de 1941,tendo sido Presidente do Centro Acadêmico Guido Straub da mesma faculdade. Em 15 de março de 1946 foi nomeado para exercer o cargo de professor catedrático do quadro de ensino do Ginásio Estadual de Guarapuava como regente da cadeia de Geografia Geral do Brasil.  Em 19 de abriu de 1960 foi designado para ministrar aulas da cadeia de Ciências no mesmo estabelecimento de ensino, revogada a designação anterior, oportunidade em que fundou, construiu e administrou o 1º Clube Ciências da Escolaridade Municipal e Estadual, até a data de sua remoção.   Em 09 de julho de 1960 foi designado para reger a cadeia de Francês do mesmo Ginásio, ficando dispensado da cadeia de Geografia Geral do Brasil. Em outubro de 1963 freqüentou e concluiu com louvor o 1º curso para professores de Ciências Físicas e Biológicas, realizado na capital pela Universidade Federal do Paraná, em convênio com a Secretaria de Educação e Cultura. Em 20 de janeiro de 1975 foi removido para o Ginásio Estadual Júlio Szymanski, na cidade de Araucária, ministrando aulas de ciências, e em 09 de agosto de 1977 foi lotado como professor de ciências no Colégio Dezenove de Dezembro, nesta capital.  Em novembro de 1973, participou da V Feira Municipal de Ciências, realizada nesta capital, tendo seu trabalho recebido Menção Honrosa em Biologia, 1º gral, dentre outros trezentos e dezenove inscritos. Em dezembro, deste mesmo ano, freqüentou e concluiu o curso de aperfeiçoamento para docentes livres promovido pelo CETEPAR, órgão da Secretaria da Educação e Cultura. Em outubro de 1997, pela Universidade Federal do Paraná, colou grau como professor licenciado em disciplinados especializados para o ensino do 2º grau.  Pioneiro na cidade como rádio amador – prefixo PY – 5DE, onde realizou relevantes serviços dada as dificuldades de comunicação então existentes. Foi o idealizador e um dos fundadores de uma sociedade de amparo e assistência aos idosos se sigla SOS (Serviço de Obras Sociais), existente até hoje na cidade de Guarapuava cumprindo com suas finalidades, tendo sido seu primeiro presidente. Teve ampla e destacada atuação na comunidade de Guarapuava, tendo sido um dos maiores defensores do aproveitamento energético do Salto das Curucacas, sitiado no Rio Jordão, município de Guarapuava.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

ESPAÇO HISTÓRICO
 A Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques, está situada à Rua Vereador Olinto Rosa Pimentel, n.º689, Bairro São Cristóvão, no Núcleo Recanto Feliz, no Município de Guarapuava, Estado do Paraná.
 Guarapuava está localizada na Região Sul do Brasil. No Centro Oeste do Paraná, Terceiro Planalto de Campos Gerais. Seu nome: GUARA (lobo) PUAVA (bravo). Os primeiros habitantes de Guarapuava foram os índios. Antes da chegada dos conquistadores o vasto território guarapuavano se estendia dos Campos Gerais de Ponta Grossa até a fronteira com a Argentina e Uruguai habitado pelos indígenas.
 Em 09 de setembro de 1770 a descoberta dos campos foi feita por Cândido Xavier de Almeida. A região permaneceu somente habitada pelos índios até 1809. No ano anterior, 1808, organizou-se a Junta da Real Expedição e Conquista dos Campos de Guarapuava, com o intuito de fazer a posse definitiva do local.

 O comando dessa expedição coube a Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que foi auxiliado, pelo Tenente Antônio Rocha Loures, acompanhados pelo Padre Francisco das Chagas Lima, incumbido de realizar o trabalho de catequese dos índios. Por iniciativa do Padre Chagas, e com o apoio do Comandante Antônio Rocha Loures, foi fundada a Freguesia Nossa Senhora de Belém, através do Alvará Régio do Príncipe Regente D. João, assinado em 11 de novembro de 1818. Porém, a instalação oficial aconteceu em 9 de dezembro de 1819.

MAIS UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA.


A vila São Cristóvão localiza-se próximo a estrada BR -277 com inúmeras famílias do povoado extremamente pobre, onde havia um grande número de crianças sem escola para estudar. As Irmãs da Congregação Caridade Social Maria Maer e Stefana Maria Bernadete trabalhavam na vila com o clube de mães e também assistentes sociais, orientavam as famílias a buscarem soluções para seus problemas. Elas juntamente com a comunidade se empenharam para que a Prefeitura Municipal construísse uma escola na vila.
A diocese cedeu uma área de 1261,75m à Prefeitura, e assim fio construída a escola com apenas uma sala de aula, com aproximadamente 50m, de madeira pré-montada. Ao lado direito moravam num espaço físico apertado, as famílias pobres, com muita dificuldade de moradia, saúde, educação e trabalho. E ao lado esquerdo da escola, um espaço amplo, desabitado.
 A primeira professora a iniciar as aulas foi Maria de Jesus R. S. Corrêa. Iniciou as atividades no dia 23 de abril de 1980. Inicialmente as dificuldades eram muitas; a sala era muito pequena, faltavam carteiras, material didático, não havia cozinha, nem utensílios para preparar a merenda.
 A turma contava com aproximadamente com cinqüenta alunos de diversas idades. A professora Maria de Jesus permaneceu algumas semanas com a turma. Após chegou a professora Zilda Oliveira Pinto, onde a turma foi dividida em duas primeiras séries iniciantes. Os pais dos alunos ajudavam como podiam, apesar de não terem condições.
O Sr. Basílio Boclenar, morador da vila e pai de aluno, foi uma das pessoas que não mediu esforços para ajudar. Fez parte da APP( Associação de Pais e Professores), ajudou na construção de uma pequena cozinha na entrada da sala, arranjou tabuas para fazer as primeiras carteiras e cerca em volta do pátio. Assim era um centro comunitário para servir de sala de aula, clube de mães e reuniões da comunidade.
A primeira merendeira foi D. Mariana, que fazia a merenda e também cuidava da limpeza da sala. Seu salário era pago uma parte com a contribuição da APP e outra pela Prefeitura Municipal. Os primeiros utensílios e material de limpeza foram comprados com o dinheiro de promoções de festas. Foi construída a escola provisoriamente para fica um ano e após seria construída em outro local. Ano após ano aumentavam as séries de 1º, 2º, 3º e 4º séries.
 Iniciaram-se as atividades da Escola São Cristóvão em 1980, como rural, funcionando provisoriamente por um ano, mas pela necessidade prorrogou-se esse prazo por dez anos, ampliando turmas de 1º a 4º séries. Nos dois primeiros anos a professora Maria de Jesus R. S. Corrêa era responsável pela escola,

Durante dez anos foi aumentando gradativamente o número de alunos e funcionários. Em 1991 mudou-se para salas alugadas da Kolping, no Núcleo Recanto Feliz, próximo a vila São Cristóvão, onde funcionou no período de um ano até que fosse construída uma nova escola. Com as novas instalações a Escola Rural São Cristóvão passa a se chamar Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques, passando a escola à zona urbana com quatro salas de aula, Clinica Dentária e a Oficina de Culinária. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMANA DE 13/03 A 17/03/2023

ATIVIDADE 1:SEQUENCIA DO ALFABETO, SILABÍCA -   https://www.escolagames.com.br/jogos/vooEducativo/   ATIVIDADE 2: CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO...